Por que a Inovação no Grupo Águia Branca é tão importante?

27/03/2018

A Inovação traduz-se na exploração bem-sucedida de novas idéias, essenciais para sustentar a competitividade. São, atualmente, os elementos básicos da cultura organizacional que mais ganharam relevância na nossa era (Era da Informação). Permitiram às empresas do Grupo não só uma nova dimensão de desempenho, mas também enxergar o presente pelo olhar do futuro. Regra básica quando o que está em pauta é a inovação, a adaptação às mudanças possibilitou ao Grupo avançar.

No ano de 2015, contudo, iniciou-se um novo capítulo da relação da Águia Branca com a inovação. O Grupo decidiu dar foco estratégico ao tema, tornando-o um dos pilares de sustentabilidade e perenização formais do negócio. A partir daí, foi criada a DTI (Diretoria de Tecnologia e Inovação) na Holding, com a missão de estruturar o programa de inovação, bem como apoiar as áreas na jornada, e inicia-se um trabalho focado neste pilar.

A inovação na Divisão Logística, composta pelas empresas Vix e Autoport, possui o VIX LABS surgiu após um processo de Estudo + Protótipo + Operação + Validação. Mais recentemente, a Divisão Logística, dentre outras soluções como forma de otimizar seus processos, foi responsável pelo APP PONTUAL. Também houve a criação de um aplicativo para usuários do fretamento identificarem a localização exata dos ônibus e o V1, aplicativo de transporte executivo para empresas.

Já a Divisão Comércio implementou, ao longo dos anos, algumas funções para otimizar o seu desempenho. Conheça alguns:

Auto seguro veicular – É o controle e gestão próprios, compartilhamento de responsabilidade com os agentes envolvidos, economia financeira e boas práticas.

Eficiência energética – Consiste em usar de modo eficiente a energia para se obter um determinado resultado. Por definição, a eficiência energética consiste da relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização.

Marketing digital (integração on e off) – São ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos. Ele engloba a prática de promover produtos ou serviços pela utilização de canais de distribuição eletrônicos, para então chegar aos consumidores rapidamente de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.[

Central de agendamento – Economia, aumento de receita e produtividade

Inteligência de mercado (Peças e Pneus Michelin) – Gestão de relacionamento com o cliente (CRM) por meio de uma visão 360 com inteligência artificial e Machine Learning.

Acesso ao Big Data relacionado a veículos comerciais.

Por fim, a Divisão Passageiros. Já contamos aqui que ainda em 1987, na busca da eficiência de seus serviços, a Viação Águia Branca foi a primeira empresa nacional de transporte de passageiros a implantar a emissão automática de passagens. Nos anos 90, introduz mais uma inovação: a compra simultânea de passagens de ida e volta, uma novidade neste setor.

Atualmente, a empresa trabalha com diversas soluções digitais. São elas a Total Bus, o E-commerce (ambos trabalham a venda de passagens online), o Projeto CRM, que faz gestão de relacionamento com os clientes. A Divisão Passageiros atua também com Encomendas web, Tecnologia Embarcada e Localização do ônibus para o cliente.

Categorias:Inovação, Grupo Águia Branca,

voltar

empresas do grupo

passageiros

logística

comércio