Comissão responsável pelo 1º ônibus elétrico do ES se reúne pela primeira vez

Comissão responsável pelo 1º ônibus elétrico do ES se reúne pela primeira vez

30/01/2020

E o projeto do lançamento do primeiro ônibus elétrico do Estado continua caminhando a passos largos. Na quarta-feira, 15 de janeiro, representantes da VIX Logística, da EDP Brasil, da Siemens e da Fundação Certi se reuniram e formaram a comissão de trabalho responsável pelos preparativos para a chegada do veículo.

O veículo será operado pela VIX Logística, que ficará responsável pelos testes de funcionalidade e análise de viabilidade. A EDP coordenará a gestão e desenvolvimento do projeto, enquanto a Siemens vai atuar como fornecedora de soluções para carregamento. A Certi, por sua vez, ficará a cargo dos estudos de mercado, questões regulatórias e análises de viabilidade econômica.

O contrato para o projeto-piloto do ônibus elétrico foi assinado em novembro. A iniciativa tem duração de dois anos, investimento total de R$ 6,6 milhões e foi contemplada na Chamada Pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para o tema Mobilidade Elétrica Eficiente, via fundo de Pesquisa e Desenvolvimento.

O projeto-piloto será composto por um ônibus elétrico e por quatro estações de recarga, operando de forma integrada por meio de uma plataforma de gestão, que permitirá a realização de testes de funcionalidade e do modelo de negócio.

O ônibus elétrico tem previsão de início de circulação, atendendo a clientes da VIX no Estado, em meados de 2020.

voltar

empresas do grupo

passageiros

logística

comércio