Mais do que perda de peso, Desafio 90 Dias premia os bons hábitos

Mais do que perda de peso, Desafio 90 Dias premia os bons hábitos

18/12/2019

Pense rápido: o que você conseguiria fazer por si próprio em 116 dias? Os 35 colaboradores da Holding inscritos do Desafio 90 Dias fizeram muito! Abriram mão das guloseimas e do sedentarismo, disseram “sim” para a mudança de hábitos e o resultado disso foi apresentado no encerramento do projeto, na manhã da segunda-feira, 16 de dezembro, no Espaço Memória, em Cariacica, mesmo local onde o Desafio havia sido lançado, em 30 de agosto. Juntos, os participantes deste “campeonato de saúde” deixaram o Grupo Águia Branca 78 quilos mais leve. E como todo campeonato tem vencedores, quem voltou naquela manhã com o título do Desafio 90 Dias foram Felipe Assis e Rodrigo Feliciano, empatados em terceiro lugar; Diego Nícoli, vice-campeão, e Ricardo Vaze, o grande campeão desta edição-piloto.

Felipe, do setor de Compras, e Rodrigo, arquiteto de sistemas do UX Labs ganharam um par de tênis, cada um. Diego, analista de suporte e infraestrutura da DTI, um relógio esportivo. E o Diretor de Governança, Jurídico e Tributário  Ricardo Vaze foi premiado com uma bicicleta com kit segurança. Os concorrentes foram classificados considerando os percentuais de redução de gordura corporal (40%), peso (20%) e circunferência abdominal (40%).

Ao todo, 68 profissionais se inscreveram no Desafio. A seleção teve como critério a classificação de risco do colaborador, resultado obtido através de um questionário de saúde que apresentou o perfil de saúde dos profissionais da Holding. Além dos 35 selecionados, outras seis pessoas – duas de cada Divisão de Negócios do Grupo (Passageiros, Logística e Comércio) – participaram, já que a ideia é que o Desafio 90 Dias seja replicado às empresas. Dessa forma, os convidados tiveram a chance de conhecer mais de perto o processo. Eles participaram de todas as etapas, mas não concorreram aos prêmios.

Ao todo, 68 profissionais se inscreveram no Desafio. A seleção teve como critério a classificação de risco do colaborador, resultado obtido através de um questionário de saúde que apresentou o perfil de saúde dos profissionais da Holding. Além dos 35 selecionados, outras seis pessoas – duas de cada Divisão de Negócios do Grupo (Passageiros, Logística e Comércio) – participaram, já que a ideia é que o Desafio 90 Dias seja replicado às empresas. Dessa forma, os convidados tiveram a chance de conhecer mais de perto o processo. Eles participaram de todas as etapas, mas não concorreram aos prêmios.

Diretor-Financeiro do Grupo e um dos grandes entusiastas do Programa Cuidar, lançado em 2018 e voltado à qualidade de vida e saúde dos funcionários da empresa, Gilberto Vieira destacou o fato do Desafio ser o primeiro grande projeto do Cuidar, da parceria com a consultoria de saúde TPA e das duas missões que estão sendo “tocadas” pela equipe da Holding: “Estamos cuidando de nossa saúde e, ao mesmo tempo, desenvolvendo uma metodologia para ser replicada”, destacou, ressaltando, ainda, a ajuda profissional de médicos, nutricionistas e educadores físicos, que permitiram aos participantes tirar dúvidas e buscar orientações.

Além de Gilberto Vieira, o vice-presidente de Inovação e Finanças do Grupo, Decio Chieppe, e o diretor de Tecnologia e Inovação, Janc Aguiar, também participaram do evento. E depois de citar o engajamento do grupo participante, Janc compartilhou uma experiência pessoal que mudou sua relação com a atividade física.

“Em 2011, sofri um grave acidente de moto que me deixou um ano sem andar. O processo de recuperação foi lento, meus movimentos ficaram muito limitados e lembro de uma consulta com um médico. Ele me disse que eu poderia escolher entre a cirurgia, que poderia não dar certo, e a reabilitação física. E eu, que odiava academia, a vi se transformar num hábito. Aos que se desafiaram, quero que saibam que sei o quanto é difícil, não é nada romântico! Mas precisamos manter nosso DNA de Grupo Águia Branca, de transformar coisas simples em ações extraordinárias”.

Decio também citou a necessidade dos bons hábitos para quem deseja ter mais qualidade de vida e associou o Cuidar, que lança um olhar diferenciado ao profissional do Grupo, ao Medicina do Sono, programa lançado em 2000, na Viação Águia Branca, para promover a saúde dos motoristas por meio da educação e da prevenção. “Assim com o Cuidar, o Medicina do Sono também ter a ver com mudança de hábitos. Ambos têm movimentos parecidos, são uma corrente do bem em prol da saúde”, destacou.

Primeiro colocado no Desafio, Ricardo Vaze agradeceu a iniciativa da empresa – “de pensar e cuidar daquilo que tem de mais precioso, ou seja, as pessoas” –, elogiou a metodologia e fundamentação do projeto e também deixou sua reflexão. “Como diz o ditado, a palavra convence, mas o exemplo arrasta! Minha mulher fica em São Paulo, sozinha com nossos filhos, e mesmo com toda a sua rotina teve disciplina e perdeu 20 quilos. Eu, então, fui fazer minha parte. Acabo de completar minha sétima corrida do ano. Passei a ter bons hábitos e isso é muito prazeroso, afinal a nossa saúde não tem preço”.

Sobre os resultados

Segundo Carolina Araújo,  enfermeira da TPA Saúde que acompanhou bem de perto todo o processo do Desafio 90 Dias, o resultado foi satisfatório de forma geral.  E para chegar a esse “resultado satisfatório”, a metodologia foi dividida em três etapas. Na primeira, os participantes fizeram exames e avaliação com a equipe multidisdiplinar, composta por médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e educadores físicos. “Nesta fase, quatro participantes apresentaram sinais iniciais de doenças crônicas”, relatou Carolina. Na segunda, foi realizada uma etapa mais prática, com oficinas de atividade física, rodas de conversa e o Dia da Família – momento de atividades entre os participantes e seus familiares, no 38º BI, em Vila velha. E na terceira e última fase do Desafio, foram feitos novamente os exames laboratoriais e a avaliação com a equipe multidisciplinar para avaliar os resultados do grupo.

E como o projeto não para, como destacou a Analista de Recursos Humanos Talita Oliveira Torres, a equipe envolvida no Cuidar já está finalizando a cartilha de orientações que será enviada às Divisões de Negócios do Grupo para ajudar na propagação e sucesso do programa.

Homenagens

Durante o encerramento do Desafio 90 Dias, três participantes receberam uma homenagem especial. A secretária Anadir Falqueto foi homenageada pelos bons hábitos que mantém. Ela se inscreveu mas não foi classificada, justamente porque leva uma vida absolutamente regrada. E a dupla Diego Nícoli e Marcos Eduardo receberam homenagem pela assiduidade nas atividades práticas do projeto.

E por falar em homenagem, também na manhã de segunda-feira, 16, foi realizada a Premiação por Tempo de Empresa. Ao todo, 12 colaboradores foram premiados: Belmiro Christo Neto, Lissandro Gustavo Dilkin, Jarley Aquino Santana, Felipe Assis Gonçalves, Douglas dos Reis Novaes, Rafael Victor Vasconcelos e Lucas Nunes de Moraes (5 anos de Grupo Águia Branca); Eduardo de Souza Rosa, Alexandre Passos Nascimento e João Gabriel Rocha de Araújo (10 Anos); Hudson Vieira da Silva (25 Anos); e Dulcinéia Matheus de Oliveira (30 Anos). Quem completa cinco anos recebe certificado. A partir dos 10 anos de casa, os colaboradores recebem no mês dezembro, além do certificado, mais 25% do salário.

voltar

empresas do grupo

passageiros

logística

comércio