Um mergulho de cabeça no mundo da inovação

Um mergulho de cabeça no mundo da inovação…

20/12/2019

Não restam dúvidas… O ano de 2019 ficará marcado na memória de Hugo Paradella, da Holding, Iuri Lopes e Rosileni Lima, da Vix Logística e Weverton Rodrigues e Felipe Ferreira, da Divisão Comércio. E o motivo é nobre! O grupo foi o grande vencedor do Imova-se – 1º Ciclo de Inovação do Grupo Águia Branca. Como prêmio, eles ganharam uma viagem de imersão de cinco dias pelo ecossistema de inovação de São Paulo, em novembro.

Por cinco dias, visitaram O Cubo, maior centro de empreendedorismo tecnológico da América Latina,  e o Habitat, e também participaram do Welcome Tomorrow, considerado um dos maiores eventos de inovação em mobilidade do Brasil. Lá, tiveram a  oportunidade de participar de workshops e experiências práticas com veículos elétricos, patinetes, aplicativos de mobilidade, dentre outros modais. E ainda teve um “plus” para Hugo e Weverton, que foram sorteados para uma viagem a China junto com alguns diretores da empresa.

Promovido pelo UX Labs com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura da inovação da empresa, o Imova-se foi realizado entre os dias 03 e 07 de junho e contou com a participação de 60 colaboradores da empresa, de diferentes funções e de todas as Divisões de Negócios.

Durante os cinco dias de evento, os participantes trocaram experiências, visitaram as empresas que compõem o Grupo e foram estimulados a propor soluções inovadoras, que sejam capazes de melhorar ainda mais os serviços prestados aos clientes. E ao final daquela semana, apresentaram 10 projetos inovadores, que envolviam um dos seguintes temas: Rodoviária, Concessionária e Aplicativo de mobilidade.

“Após essa semana de imersão, fomos estimulados a desenvolver uma ideia com o tema Aplicativo e propusemos uma solução para os motoristas do V1. Trabalhamos uma atualização para os condutores, de modo a facilitar o acompanhamento de rotinas diárias do trabalho deles, como bater ponto. Nós montamos um dashboard de acompanhamento em que tais  profissionais pudessem registrar e acompanhar demandas do seu dia-a-dia, gerando  ganho de tempo e produtividade. Essa foi a melhor ideia do evento, a que nos valeu a vitória”, conta, orgulhoso, Weverton.

Analista de Inovação do UX Labs, Rafael Victor Vasconcelos viajou com o grupo e tem certeza que os vencedores retornaram ao Estado com um novo mindset.

“Tudo o que eles viram é muito moderno, muito disruptivo. E mesmo que não possam trazer todos os conhecimentos adquiridos para a própria realidade, a viagem serviu para abrir os olhos deles, foi uma espécie de ‘acorda’ que as novas tendências estão aí. E pelos feedbacks que recebi, todos voltaram com outra cabeça”, garante.

E na China…

Do outro lado do mundo, na companhia de outros executivos do Grupo Águia Branca, Weverton e Hugo tiveram a oportunidade de também visitar companhias que estão entre as que mais crescem no mundo. Foram mais 10 dias mergulhados no mundo da inovação!

E o que mais surpreendeu a dupla foi a quantidade de inteligência artificial e veículos autônomos usados nos processos de produção de lá.

“Na mobilidade, eles estão muito à frente de nós, com veículos elétricos, veículos autônomos e protótipos rodando em ambiente controlado”, resume Weverton, para quem a principal lição deixada pelo Imova-se e pela viagem à China é a necessidade de  profissionais e empresas entenderem o conceito da disrupção e como isso pode elevar a produtividade.

voltar

empresas do grupo

passageiros

logística

comércio