Grupo Águia Branca

Contagem regressiva para reabertura da Reserva Águia Branca

19/10/2020

A Reserva Ambiental será reaberta ao público a partir de novembro. A notícia do início dos agendamentos para visitação e trilhas foi divulgada pelo presidente do Grupo Águia Branca, Renan Chieppe, durante um encontro de apresentação da unidade de conservação que reuniu um seleto grupo no sábado, 17 de outubro, no Centro de Visitantes da Reserva, em Vargem Alta. Participaram do encontro, além dos diretores e acionistas do Grupo, o governador do Estado, Renato Casagrande, e alguns integrantes de sua equipe, autoridades e importantes atores na área ambiental, além de Pedro Passos, presidente da Fundação SOS Mata Atlântica, Roberto Klabin, fundador e vice-presidente, e Marcia Hirota, a executiva da ONG.

Além de divulgar o reinício dos agendamentos, que precisaram ser suspensos em função da pandemia, o presidente revisitou a linha do tempo da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Águia Branca, que foi instituída em 2017, com 1.698 hectares – outros 527 estão em fase final de incorporação, o que totalizará 2.225 hectares e a transformará na maior do Espírito Santo –, a relação do Brasil com o tema preservação ambiental e também mostrou números, espécies e informações gerais da Reserva.

“A Reserva é, hoje, nossa menina dos olhos, mas há muitas décadas o Grupo se dedica às boas práticas ambientais, fruto do engajamento de nossas equipes. A Reserva coroa um compromisso que sempre existiu na empresa e estamos empolgados pelas perspectivas positivas que ela nos proporciona, bem como conscientes do legado que podemos construir. Olhando para trás, sabemos que avançamos, mas queremos mais. Abrir para visitação é o primeiro passo. Por meio dos programas de visitas, pesquisas científicas e educação ambiental teremos a chance de contribuir para o desenvolvimento sustentável de uma região tão especial. Acreditamos que integrando pessoas e natureza podemos mover o mundo e este é o nosso propósito”, destacou Chieppe.



Renan Chieppe: “Abrir para visitação é o primeiro passo”


Aproveitando os convidados, boa parte deles bastante envolvidos na causa ambiental, o vice-presidente de Inovação e Finanças, Decio Luiz Chieppe, falou um pouco sobre o propósito e valores do Grupo, e também apresentou a visão de sustentabilidade que permeia a atuação da empresa nesses 74 anos.



Decio Chieppe apresentou a visão de sustentabilidade do Grupo Águia Branca


Decio elencou as certificações, os programas voltados a controle e monitoramento, as iniciativas adotadas pelas empresas das Divisões Passageiros, Logística e Comércio de Veículos e também os novos negócios, todos eles frutos da transformação digital, do foco em inovação e tecnologia, e coerentes à visão de sustentabilidade defendida pelo Grupo.

Representantes da Fundação SOS Mata Atlântica, ONG cuja missão é promover a conservação e conservação da diversidade biológica e cultural deste bioma e dos ecossistemas sob sua influência, Pedro Passos e Roberto Klabin elogiaram muito a iniciativa da empresa e apostam que ela se tornará uma referência de desenvolvimento para a região.



Roberto Klabin elogiou a iniciativa do Grupo


“O que vimos aqui mostra que o Grupo Águia Branca traz um DNA focado em governança e responsabilidade socioambiental. Some-se a isso o fato dos executivos tentarem encontrar um caminho que integre este foco aos negócios. Estou feliz pelo que vi e ouvi, pois acredito nas empresas que trabalham acreditando na transformação”, elogiou Passos”.

Quem também não fez questão de esconder a felicidade, tanto com a possibilidade de conversar com os representantes da SOS Mata Atlântica quanto com a iniciativa da empresa foi Renato Casagrande, que destacou o fato da iniciativa privada estar envolvida na preservação ambiental.

“Diante de tantos exemplos ruins na área da sustentabilidade, ver uma empresa capixaba tendo essa atitude é um legado permanente para a sociedade”, destacou ele, que no final, pegando carona nas palavras do presidente da Mata Atlântica, jogou luz às ações positivas do Estado. “Não tenho dúvidas de que o Espírito Santo está dando um exemplo para o Brasil”.



Renato Casagrande: “Espírito Santo está dando um exemplo para o Brasil”


Sobre a Reserva

A Reserva Águia Branca está localizada entre os parques estaduais de Forno Grande e de Pedra Azul e a cobertura vegetal da área é destaque: 91% são florestas primárias ou em estágios avançados de regeneração. Há dezenas de nascentes e 11 cursos hídricos que integram a bacia do Rio Itapemirim.

A RPPN abriga um significativo fragmento remanescente de Mata Atlântica de encosta e ajuda a preservar mais de 800 espécies de plantas e animais, como a saíra-apunhalada, pássaro que chegou a ser considerado extinto, mas nos últimos anos reapareceu na área da Reserva.

Mais informações podem ser obtidas no site reservaaguiabranca.com.br e pelo perfil @reservaaguiabranca nas redes sociais Instagram e Facebook.

Notícias

23/10/2020

VIX Logística e EDP vão operar primeiro ônibus 100 ...

O primeiro ônibus elétrico para uso rodoviário do...
19/10/2020

Contagem regressiva para reabertura da Reserva Águ ...

A Reserva Ambiental será reaberta ao público a par...
24/09/2020

Executivos do Grupo marcam presença em evento sobr ...

Um evento temático e digital da Fetransportes, em...
09/09/2020

Carro novo e sem ter que pagar IPVA, emplacamento, ...

Setembro, 2019. Diante de um processo de transform...
18/08/2020

Renan Chieppe e Fábio Coelho, presidente do Google ...

“Começamos a viver um momento de tentativa de volt...
11/08/2020

Grupo Águia Branca abraça a causa cultural e apoia ...

O setor cultural capixaba continua buscando maneir...
23/07/2020

Presidente Renan Chieppe participa de reunião para ...

Definir um novo marco regulatório para o transport...
17/07/2020

Grupo Águia Branca lança nova empresa com platafor ...

De olho nas tendências de mercado e na experiência...
16/07/2020

Solidariedade! VIX recebe ônibus itinerante do Hem ...

Desde o início da pandemia do novo coronavírus.
14/07/2020

Vix apoia projeto de recuperação de respiradores

Uma nobre iniciativa, liderada por professores e a...
09/07/2020

Grupo Águia Branca e Reserva Águia Branca embarcam ...

Pelo terceiro ano consecutivo, o Grupo Águia Branc...
02/04/2020

Reforço na luta contra a Covid-19. Voluntários est ...

O que acontece quando uma equipe, em meio a uma gr...
02/04/2020

Serviços de manutenção continuam em concessionária ...

Os serviços de pós-venda, manutenção e reparo das...
08/05/2018

Segurança para transportar pessoas: Maio Amarelo n ...

Você já parou para pensar do que é feito o trânsit...
19/12/2017

A história da Expresso Brasileiro

Com mais de 70 anos de tradição no transporte rodo...